25 outubro 2021

SOBRE A MOTIVAÇÃO


Todos precisamos de motivação para fazer as nossas tarefas. A motivação provém das nossas necessidades internas.

Para fazer uma caminhada, subir umas escadas, ir às compras ou trabalhar, necessitamos sempre de uma motivação para as iniciarmos.

Há vários tipos de motivações: instinto, necessidade, impulso ou sobrevivência.

Impulso ou instinto quando a energia interna nos leve a agir: comer, beber ou sermos movidos por uma qualquer curiosidade.
Por necessidade, quando sabemos ter de fazer algo: preparar comida, sair para trabalhar, estudar ou fazer exercício físico são alguns exemplos.
Sobrevivência, tal como o nome nos indica é a motivação para satisfazer as necessidades orgânicas, matar a fome ou a sede, dormir ou descansar, manter a temperatura do corpo, aliviar a fadiga ou as necessidades fisiológicas.

Mas se para tudo precisamos de motivação porque não focarmo-nos na manutenção da nossa saúde e bem estar?
Comer saudavelmente, deixar de fumar, fazer exercício físico ou meditar são prioritários para nós e nem sempre encontramos força para o fazer.

Devemos então escolher algo que nos possa motivar para o conseguir, como ter mais energia, respirar melhor, sermos mais calmos, ter uma pele melhor ou qualquer outro desejo que pretendamos concretizar.

Se conseguimos realizar todas as nossas tarefas diárias também conseguimos cuidar melhor de nós e tornar-nos mais saudáveis, sociáveis e até pessoas melhores na globalidade.

Vamos motivar-nos para isso? 
São necessidades psicológicas e de realização pessoal. Os dois primeiros patamares da pirâmide de Motivação das Necessidades de Maslow  (psicólogo americano da década de 70).

©Cristina Mestre

Sem comentários:

Enviar um comentário